Santana
(Clique em WIKIMAPIA para ampliar a visualização)
O bairro de Santana, na Zona Norte, é um dos mais antigos e tradicionais de SJC. Predominantemente residencial de classe C, é tratado carinhosamente como o mais mineiro da cidade. Foi por muito tempo a porta de entrada dos migrantes que chegavam de Minas Gerais para tentar a vida em São José e por ali mesmo ficavam. Com isso o bairro ganhou ares de cidadezinha do interior e até hoje carrega esses traços em suas ruas e praças. Anualmente é realizada ali a Festa do Mineiro, com shows e comidas típicas.
Igreja matriz de Santana
Fonte: www.skycrapercity.com
Santana está localizado entre a linha férrea e o rio Paraíba do Sul e fica ha 5 minutos do centro. Suas duas principais avenidas, Princesa Isabel e Rui Barbosa, concentram a maioria dos pontos de comércio do bairro que atendem apenas as necessidades básicas. No bairro funcionou por muito tempo a fábrica da Rhodia, que através das suas chaminés, exalava um cheiro horrível em toda região. A fábrica foi desativada e outra tomou seu lugar, sem o problema do mal cheiro.
A estrutura do bairro é satisfatória. Além da proximidade com o centro, possui uma agência bancária, hospital, uma unidade do Senac, supermercado e o Parque da Cidade, que além de ser o maior de São José, concentra várias atrações como festas populares e shows. Não ha problemas graves de segurança na região e existem várias opções de linhas de ônibus para outros bairros.
Parque da Cidade
Nos últimos 10 anos, com a criação do Parque da Cidade, alguns condomínios foram levantados em seu entorno, o que valorizou consideravelmente os imóveis do bairro. Uma nova avenida, a Via Norte, está em fase final de construção para desafunilar o trânsito para quem vai ou volta do centro, o que também deve influenciar no valor dos imóveis. Dica: A região que fica à margem direita da Av. Princesa Isabel (Jardim Jaci, Vila Cristina), após o Parque da Cidade, costuma sofrer com a fumaça da queima da turfa nos dias mais secos. A turfa é um composto orgânico comum nas áreas de várzea dessa região e entra em combustão, causando, algumas vezes, uma concentração de fumaça que prejudica principalmente quem tem problemas respiratórios.
Bairros conjugados: Vila Rossi, Vila César, Vila Cristina, Jardim Jaci, Vila Machado
Postar um comentário