Mostrando postagens com marcador CTA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador CTA. Mostrar todas as postagens

12 de mai. de 2010

Jardim da Granja / Jd. Uirá

Jardim da Granja



É o bairro onde morei por cerca de 30 anos e, obviamente, é o que mais conheço. Me acostumei com as vantagens e desvantagens do lugar e poderia ser um ótimo bairro se não fosse o descaso das adminstrações municipais de todos os tempos. De toda forma, me sentia bem morando ali. O centro não é tão longe e as linhas de ônibus aumentaram após a licitação dos transportes. Forma junto com a região do Putim a zona sudeste, a menos populosa de todas as regiões.

O nome vem das antigas granjas instaladas na região, que também serviam de captadora de mãos de obras dos moradores locais. Por volta de meados dos anos 70 elas foram sendo desativadas, sendo a Granja Itambi a última a resistir. Ao mesmo tempo a Embraer, instalada próximo dali, se desenvolvia e começava um ciclo de contratações que atraia novos moradores.


Avenida dos Astronautas

Dessa forma o bairro foi se formando, caracterizando-se como estritamente residencial e predominantemente de baixa renda. Nos anos 80 era considerado um dos mais violentos da cidade, mas foi perdendo a fama com o passar do tempo. Outros bairros foram se formando nas proximidades a partir da via Dutra e entre duas grandes áreas inabitáveis: ao leste, a Refinaria da Petrobras; a oeste, o CTA, INPE e Embraer. Essa localização isolou a região, que apesar de estar relativamente próxima à região Central, não possuia ligações com outros bairros. Isso sempre foi um problema, principalmente nos horários de pico, quando um grande volume de carros e ônibus levando embora os funcionários do INPE e da EMBRAER e mais o trânsito local congestionavam toda a extensaõ da Av. dos Astronautas. Isse problema foi aliviado com a recente construção de um novo viaduto sobre a Dutra. Outra opção é sair em direção à rod dos Tamoios, passando pelo Putim. Ha projetos de uma nova avenida passando ao lado do Córrego Cambuí, mas essa é uma história tão antiga quanto a do metrô de superfície... rsrsrsr.

O Jardim da Granja é um bairro com pouca estrutura de serviços, tipicamente de periferia. Não possui bancos e o comércio é estritamente local. Possui um posto de saúde, duas escolas públicas, uma quadra poliesportiva, um centro comunitério e só. Muito pouco para um bairro de 8000 habitantes com população predominante de classe C e D. A oferta de imóveis na região é pequena e o preço é um pouco alto para o padrão dos imóveis oferecidos, talvez em função da proximidade de das empresas e institutos mencionados acima. Novos empreendimentos estão surgindo próximo ao bairro Jd Flamboyant, que está ha 500 metros da portaria da Embraer e os imóveis tem sido bem disputados. A Avenida dos Astronautas é a principal (única, na verdade) rota de fuga da população e se estende da Dutra até a Embraer (com nome de Av.Faria Lima no final).

Jd Uirá

Praça do Jardim Uirá

Bairro um pouco mais novo que o Jardim da Granja e com casas de melhor padrão, o Uirá possui as mesmas caracterísiticas estruturais do irmão mais velho. É um bom bairro, com ruas mais largas e arborizadas, mas ainda dependentente de alguma estrutura do vizinho. Ali próximo, entre o Uirá e o Resid. S. Francisco está começando a nascer uma favelinha, sem nenhum controle das autoridades. Mais acima o oposto: Um condomínio de classe média que em breve terá outro condomínio vizinho com o mesmo padrão.

Bairros da região: Vila São Benedito, Cambuí, Jd Souto, Pq Santa Rita, Res. São Francisco, Chácaras São José, Vila Menino Jesus, Jd Colorado, Pq. Martins Cererê, Flamboyant, Res. Bel Park.

Leia Mais >>

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO