3 de mai. de 2010

Segurança

A divulgação recente dos números da violência no estado de São Paulo é um ótimo gancho pra gente tratar do assunto nesse espaço. Aliás, na minha opinião, essa é a questão que mais influencia na escolha de um lugar pra se morar. Poder criar seus filhos, dormir tranquilo e sair de casa a qualquer hora sem tem que ficar paranóico com o medo de ser assaltado ou sequestrado a qualquer momento é até uma questão de cuidado com a própria saúde. Eu dificilmente me mudaria para o Rio de Janeiro, por exemplo. Lá a coisa é feia!!!

Mas os únicos lugares totalmente livres da violência talvez sejam aqueles "inabitáveis" por falta de infra-estrutura, emprego, saúde e outras coisas que a gente também valoriza (apesar de que, se tivesse com a conta do banco suficienteme resolvida, meu sonho era mudar pra um sítio em Minas Gerais e por ali ficar). O negócio enão é encontrar um meio termo que dê, pelo menos, uma certa tranquilidade.

Morei em São José dos Campos desde os 5 anos de idade e posso dizer que a violência por lá ja foi muito pior. Na minha infância e adolescência morei num bairro que era um dos mais violentos da cidade. Era comum ouvir tiros a noite, mas nunca tive o trauma de presenciar um defunto na calçada vítima desses confrontos. Hoje o bairro é bem mais tranquilo e já perdeu a fama de mais violento para outras regiões.

No entanto, apesar da queda nos números da violência, as notícias não são tão boas (quando se trata de violência, nunca são). O Vale do Paraíba foi classificado como a região mais violenta do estado nesse início de 2010. A cidade mais violenta foi Taubaté (número surpreendente para uma cidade sem favelas e com metade da população de São José). São José dos Campos ficou em segundo lugar em números absolutos de homicídios, mas em número proporcional ao de habitantes tem números melhores que o de Jacareí e das cidades do Litoral Norte. De qualquer forma os números não são tão ruins assim em comparação com os demais municípios do estado com mais de 100 mil habitantes. Em reportagem publicada agora ha pouco, a Folha de São Paulo compilou todos os dados e montou um infográfico com a classificação geral. O número de homicídios em 2010 ficou assim:


(Clique na imagem para ampliar )
 


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u729286.shtml
Data 03/05/2010

Independente dos números, SJC possui seus bolsões de violência . Como acontece na maioria das vezes, a maioria dos crimes ocorre nos bairros da periferia, lugares onde a presença da polícia é quase nula. Na região central e em bairros mais próximos posso dizer que é bem tranquilo e que, apesar do risco, dá pra viver com segurança (no centro existem problemas pontuais). A regra, para isso, é a mesma para qualquer cidade grande: não baixar a guarda, trancar as portas, evitar lugares ermos a noite e muita atenção quando sair do banco com dinheiro.


Sobre os bairros mais perigosos, cito o Jardim São José 2 , apelidado de Cidade de Deus por conta da guerra do tráfico , Dom Pedro (1 e 2) e Pinheirinho. Ha casos isolados em outros bairros, mas  aí eu teria que mencionar uns vinte bairros. Nos anos 90 o terror da cidade era o Campo dos Alemães, com fama de violento até nas cidades vizinhas. Mas a prefeitura deu uma repaginada na região, colocou polícia, e aos poucos essa fama foi se dissipando. Em 80 era o Jardim da Granja, onde eu morava. E mesmo sem grandes investimentos, o bairro também foi ficando mais calmo.

Enfim, SJC não é um paraíso mas também não vive uma epidemia de violência. Nunca fui assaltado por aqui e a gente sente nas conversas com conhecidos que essa não é uma grande preocupação, diferente do que ouvia quando morava em São Paulo, por exemplo. A cidade, no geral, é  bem policiada, o que passa uma certa segurança. O número de câmeras de vigilância cresce a cada dia, principalmente na região central, o que auxilia a polícia na repressão de crimes. Na hora de escolher onde morar é bom se informar com a vizinhança e com a imobiliária sobre esse assunto.

7 Comentários:

kemix disse...

Muito legal o seu blog!

Anônimo disse...

penso em morar no santa ines 3 tenho um filho e me preucupo muito o que vc acha?

Anônimo disse...

AHHH TAMBEM QUERO SABER SOBRE O SANTA INES,TEM HOSPITAL?POLICIA?VIOLENCIA?CONTO COM VOÇE!!!!

Anônimo disse...

eu sou suspeita para falar de sao jose...eu nasci na vista verde, e depois de um tempo mudamos para o Bosque dos Eucaliptos, os dois lugares sao otimos, sao jose eh uma cidade linda e nunca tivemos problemsa,agora a 9 anos morando na Irlanda em Dublin, tive varios problemsa de assaltos e violencia...acredito que se um dia eu voltar ao Brasil irei morar em sao jose de novo, tambem devido as oportunidades que temos em sao jose...

Anônimo disse...

Moro em São José desde que nasci e amo minha cidade. Já morei no Parque Santa Rita (Jd da Granja) e realmente na década de 80 a coisa era feia por lá... lembro dos policiais fecharem todas as saídas do bairro para evitar a fuga de traficantes (que aliás moravam na rua da minha casa). Depois morei no Jd Motorama (região da Vista Verde) e é uma beleza... Já morei no Jd Santa Inês 1 e é um local tranquilo, o único problema é a distância da cidade para quem depende de transporte público e poucos comércios, tem o básico mas não tem um supermercado grande, lotérica, bancos... pra isso tinha que ir até o Motorama. Hoje estou procurando uma casa na região sul. Agora que o Pinheirinho acabou (era o terror da cidade) a região sul voltou a ficar atrativa.

Anônimo disse...

e hoje mes de junho de 2016 a coisa ta feia ja assaltaram varias casas aqui ,jardim colonial,cruzeiro do sul.imperial ,e vc nao ve policia rodando nos bairros.

Unknown disse...

Estou qrendo morar em sjc mas nao sei q bairro morar??

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO