30 de abr. de 2010

Custo de vida



Mais uma questão que pode ser analisada de pontos de vistas diferentes. O Custo de vida de uma cidade poderá aumentar ou diminuir para uma pessoa dependendo de onde ela vem.

Mas nesse caso a única maneira de se traçar um parâmetro é comparando com outras cidades de porte parecido. O que tenho observado por aí é que em São José dos Campos são poucos os itens que ficam acima do preço médio de outras regiões, só que infelizmente um deles é moradia, algo que sozinho pesa demais no bolso. Claro, quem ja tem sua casa ou AP quitados pouco reclama do custo de vida por aqui.

O certo é a impressão de que realmente por aqui as coisas são mais em conta. O preço do combustível em São José é muito bom em relação a muitos lugares que conheço, inclusive a capital. A cesta básica por aqui também é um pouco mais em conta, mas é a mais cara do Vale do Paraíba. Alguns serviços também tem preços mais atraentes. Um paulistano que resolva estacionar seu carro no centro de São José vai pagar muito contente por R$ 2 reais a hora, já que lá na Capital ele paga R$7,00 ou 8,00. 

A localização geográfica ajuda bastante, obviamente. Estando próximos aos maiores centros produtores do país, a mercadoria chega mais rápido e com um custo menor.

Pesquisando sobre o assunto consegui encontrar um estudo feito em algumas cidades comparando os seus custos de vidas. Confirma um pouco o que eu imaginava, mas fiquei surpreso mesmo foi com o desempenho de Curitiba, que parece ter um custo de vida realmente baixo. Confira:


Maiores diferenças de custo de vida



(Fonte: http://www.vocesa.com.br/ - Dados: Consultoria Mercer - Cidades pesquisadas: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba , Fortaleza , Goiânia , Joinville , Manaus , Porto Alegre , Recife , Rio de Janeiro , Salvador , São José dos Campos, São Paulo, Vitória )

De todas as cidades, apenas Joinvile e vitória são menores que São José. Teria ficado mais completa se incluisse outras cidades do interior, como Sorocaba, S.J. do Rio Preto, Uberlândia, Ribeirão Preto e Juiz de Fora. De qualquer forma já serve como base para uma análise.

Aliás, essa informação poderia ser enriquecida com comentários de quem mora em outras cidades ;-)

23 Comentários:

viviane disse...

Atualmente moro em Votuporanga( interior sp) , aqui tudo é muito caro, moradia, roupas, alimentação então nem se fala, só existem 2 redes de supermercado, que exploram as pessoas e pelo fato de sermos rodiados por usinas de cana, os alugueis são muito caros,(pq normalmente os trabalhadores se dividem prapagar os alugueis). E ai em SJC queria umas dicas dos bairros bons pra morar e mais em conta no aluguel ;)

Unknown disse...

Morei dois anos em uberlandia,comecei a fazer faculdade por la,considero uma cidade boa pra se morar mas falta opçoes,oportunidades,uberlandia tem um salario muito ruim e o custo de vida não é tao alto qto a alimentaçao,mas em relaçao a aluguel minha opinião é outra.Por ser uma cidade universitaria os alugueis sobem muito em epocas como janeiro e julho,não há muita oferta de imoveis e acredito que esse seja um fator determinante para o aluguel ser tão caro.Observei que a cidade pelo seu tamanho não tem muitas opçoes de lazer,nao tem muitos parques,noat em um calendario de eventos,vejo la como uma cidade mais fechada,ribeirao preto por exemplo é menor que uberlandia mas é muito mais movimentada,tem ritmo de capital.

Unknown disse...

Pretendo nesse segundo semestre retomar minha faculdade e pesquisando na internet,conheci sao jose dos campos e me interessei pela cidade ja que é praticamente do tamanho de uberlandia e o melhor é proxima a praia e a varias cidades,é uma cidade bem estrategica,proxima aos grandes centros do pais.Pelo o pouco que vi sobre sjc vi que é uma cidade com uma qualidade de vida otima e de boas opçoes d elazer e que tem boas oportunidades de trabalho e hje em dia isso faz a diferença principalmente pra quem fazer uma carreira.Gostaria de saber como é morar em sjc e quais sao os bairros bons pra se morar mas a um preço menor,procuro um bairro bom e que seja barato.

Souza disse...

Lucas, assim como você, outras pessoas perguntam quais os melhores bairros pra se morar, e normalmente pedem sugestões de lugares que não sejam caros. É difícil dizer, na lata, qual o melhor bairro, principalmente pra quem a gente não conhece. O que pode ser bom pra mim, pode não ser pra você, assim como o que pode ser caro pra mim, pode ser barato ou razoável pra você. O que tenho feito é tentar destacar os pontos favoráveis e desfavoráveis de cada bairro ou região pra possibilitar uma avaliação pessoal dos visitantes. De repente eu posso até tirar uma dúvida pessoal sobre determinado lugar, mas não dá pra dar uma resposta definitiva. Dos bairro que já postei, apenas o último, o Jardim da Granja, tem algumas restrições de segurança. Os outros são boas opções.

E obrigado pela visita.

camila disse...

Gostaria de saber mais sobre o custo de vida em Juiz de Fora, se é muito alto, medio ou baixo.. sou estudante, pretendo dividir um ap mais uma pessoa. alugueis estao faixa de quanto? alimentação? coisas básicas deste tipoo que gostaria de saber, pois ja procurei em toda a internet e não encontro.. e como moro fora é dificil pra mim. Obrigada

Anônimo disse...

Aqui em JF o custo de vida é bem baixo e a segurança é muito boa. O pessoal gasta em média de 250 a 350 reais dividindo o ap com outros(pode até encontrar por menos. É uma cidade com excelente vida noturna para estudantes e comida barata(self service, kilo), e se for estudante da UFJF paga 1,40 por refeição(muito boa diga-se de passagem).
Para estudar e voltar quando aposentar é uma boa cidade, mas devido ao excesso de mão de obra qualificada, os estágios são quase escravos (e infelizmente obrigatórios na maioria dos cursos),por isso o esquema é se formar aqui e ir embora que é o meu caso. A não ser que queira trabalhar na área de serviços.

Rosa disse...

Em relação ao frio, geralmente dura quanto tempo do ano? e é muito castigante, chega a ser tão frio como em Campos do Jordão? Qual é a média de temperatura no frio?
E esse calorzão que se referiu, foi apenas uma excessão ou começou a ficar quente assim sempre?
Estou investigando a cidade, gostaria muito de me mudar praí com meu esposo, estou vendo custos e também infra-estrutura. Qual é a média de um apto pra comprar de 3 qts em bairro bom?
Obrigada.
Rosa

Anônimo disse...

Por isso dói no coração deixar Curitiba. É mais barata, é mais completa (afinal é uma capital), as pessoas são mais bonitas, mais educadas.

Mas é em SJC que devo trabalhar e me estabelecer. De qualquer maneira os preços ainda não são tão caros como outros lugares.

Souza disse...

Olá, colega.
Fizemos o caminho inverso. Talvez você tenha mais dificuldades pra se adaptar em SJC do que eu em Curitiba. Mas, acredite: o custo de vida das duas cidades se assemelham. Acredito até que em SJC seja um pouco mais barato, mesmo que a pesquisa diga o contrário. Só a estrutura não é a mesma.
De qualquer forma, boa sorte pra você.

Anônimo disse...

gostaria de saber se Uberlandia tem emprego,na contrução civil,fabricas ou até cobradores de onibus,e é facil conseguir,pois sou casado tenho 3 filhos e estou indo morar ai,gostaria de saber se a carne,arroz e gás de cozinha quanto custa

Souzza disse...

Aqui, nesse blog???

Anônimo disse...

tEM LOJAS DE DECORAÇOES AI PISOS LAMINADOS CORTINAS PERSIANAS LOJAS BOAS SOU DE SJ DA B VISTA E QUERO IR AI MONTAR UM LOJA E VENDER MUITO PARA ESSE BANDO DE PREDIO , ME DISSERAM QUE A MELHOR E A MAIR DA CIDADE É UMA QUE CHA RC DECOR ALGUEM CONHEÇE, TEM TAB A TAL DA LEROI.

Anônimo disse...

E quanto ao Jardim Motorama? Como é em relação à segurança?

Anônimo disse...

aDOREI SEU BLOG, MUITO BOM, ESTAMOS PENSANDO EM IR PAR SJC, MAS ESTOU AVERIGUANDO OS VALORES, VALORES DE ESCOLA PARA CRIANCAS, ALUGUEL, COMIDA, TRABALHO...
pOR GENTILEZA SERIA POSSIVEL O SR. ME DAR UMA IDEIA DE VALORES PARA ALUGUEL? CONSIGO CASA DE 2 QUARTOS POR MENOS DE 700,00 EM SJC?
ESCOLAS PARTICULARES CONSIGO PARA ENSINO MEDIO MENOS DE 400,00 AO MES?
QUAL A MEDIA DE SALARIO PARA SECRETÁRIA TRILINGUE?
sERIA POSSIVEL O SR. ME INFORMAR ESTAS PERGUNTAS? MUITO OBRIGADA DESDE JÁ.

BEATRIZ

Anônimo disse...

Olá, moro em araraquara e ganho 1700 reais por mes e vivo bem, passei num concurso de sao jose para ganhar 2500 e queria saber se com este dinheiro conssigo ter uma vida mais ou menos, rsrsrs, pode me ajudar?

Souza disse...

Não tenho os números do custo de vida em Araraquara, mas é bem provável que seja menor do que aqui em SJC. No entanto, saltar de uma renda de 1700 para 2500 absorverá com sobras essa diferença, a não ser que você more em casa própria atualmente e pretenda pagar aluguel em São José. Aí você terá que avaliar onde pretende morar e quanto irá gastar com moradia. Agora, levar uma vida "mais ou menos" você consegue sim... rsrsrsrs . Abços

Anônimo disse...

Realmente são ótimas as postagens. Difícil decidir. Eu também ganho 2.500,00 e quero decidir onde me fixar. Gastar menos com qualidade de vida e tranquilidade sem o stress das metrópoilis. Sou do RJ. Jaquelecler.

Ricardo disse...

Oi Souza! Pretendo me mudar para SJC no próximo ano, mas até agora só tenho planos para ficar durante um ano. Gostaria de saber como andam as oportunidades de emprego hoje em dia. Caiu muito? É mais difícil achar vagas como vendedor de loja? Como anda a média salarial?
Parabéns pelo blog, abraços!

Souza disse...

Olá, Ricardo. Quanto as oportunidades de emprego, nessa área, a impressão geral é de que sempre ha vagas, mas sugiro que você dê uma busca nas agências de emprego da cidade pra ter uma idéia melhor (post sobre o assunto em http://moraremsjc.blogspot.com.br/2010/05/empregos.html). Ja a média salarial eu sugiro pra você o site SALARIOMETRO (www.salariometro.sp.gov.br) que da uma idéia legal dos niveis de salário em todo o estado e pode te ajudar a definir o salário de onde você mora e onde quer morar. Abraços

Anônimo disse...

Olá. Antes de fazer minha pergunta, gostaria de parabenizar pelo site, que é bastante útil.
Gostaria de saber se há hospitais públicos federais em São José dos Campos.
Abraço.

Anônimo disse...

O quê? educação mais barata em brasília? eu moro aqui e não tenho 1000 reais para colocar meu filho em uma escola "baratinha", pois a pública é melhor que essas escolas.

Anônimo disse...

Olá, eu e meu marido estamos querendo ir embora de SPaulo, e quero nos aconchegar em algum lugar gostoso de se viver no interior, Quero que vc me in forme por gentileza se em SJC tem recursos de creche, pre escola e saúde... pois temos dois bebês e tudo que eu faço hoje é com muita cautela, pois não posso deixa los sofrerem, tambem gostaria de saber se a Cidade passa por situações de enchentes, falta de sgurança??? por favor diga me um pouco mais.

Souza disse...

Vamos lá.
São José possui hoje uma população que beira os 700 mil hab, o que sugere que a gama de serviços também é bastante variada. Claro que nem todos os melhores serviços estão espalhados por todos os bairros, sendo necessário analisar diversos aspectos antes de se tomar a decisão de onde morar. Isso inclui, principalmente, sua renda familiar. Se for uma renda boa (mais de 10 salários, aproximadamente) é possível estar próximo sim dos bons serviços. Com menos que isso talvez você tenha que abrir mão de alguma vantagem, como morar longe do trabalho ou da escola das crianças. Imagino, no entanto, que seja qual for o seu caso, você não terá as mesmas facilidades que tem aí na capital. Sobre enchentes, nada parecido com São Paulo. Apenas em alguns pontos isolados ocorrem enchentes, mas nada que apavore tanto. A questão da violência eu também comparo com São Paulo (ja que você mora aí e conhece bem a situação). É menos intenso que na capital, mas o problema existe e tem aumentado. Ainda é mais concentrado nas áreas periféricas. Minha percepção de uma forma geral, no entanto, é de que SJC nesse aspecto é bem mais tranquila que SP. Abços

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO