28 de abr. de 2010

Transporte intermunicipal

Rodoviária


São José, por estar no eixo Rio-São Paulo, é bem servida de linhas intermunicipais. Muitas das linhas que saem dessas duas capitais acabam fazendo parada no terminal da cidade pra acabar de encher o busão. Claro que as passagens são vendidas com antecedência.


A principal empresa de transporte intermunicipal que atua em São José é a Passaro Marron (com "n" no final). São diversas linhas interligando uma rede que compreende Campinas, Capital, Sul de Minas, Litoral Norte e quase todas as cidades do Vale do Paraíba. Pra São Paulo ha ônibus de hora em hora (R$ 17,70 via Dutra/19,70 via Airton Senna). Existe também uma linha direta com o Aeroporto de Guarulhos que sai a cada duas horas (R$ 16,95). O valor cai um pouco se o passageiro esperar nos pontos no meio do trajeto, mas o risco de o ônibus ja estar cheio é um pouco alto. Esperando na Dutra eu ja tive a sorte de pegar "clandestinamente" ônibus que fazem Rio-São Paulo direto , que quando estão com lugares disponíveis param para embarque (é preciso ficar atento e arriscar dar sinal). Claro, o motorista cobra mais barato (cerca de R$10,00), embolsa o dinheiro e vc não recebe o canhoto da passagem. Porém curte uma polttrona leito, toma uma água gelada e chega mais rápido no Tietê.

Para o Rio de Janeiro a opção é a Viação Sampaio. Tanto essa empresa como a Pássaro Marrom são alvo de muitas reclamações por conta de atrasos, ônibus inadequados e outros abusos contra seus consumidores. Como monopolizam essas linhas, fazem o que querem e nunca são punidas.

Para outras consultas, verifique o site da exploradora adminstradora do Terminal Intermunicipal (www.socicam.com.br). No site da Passaro Marron estão os horários e preços para os detinos da empresa.

Aeroporto



São José dos Campos, a capital do avião, que possui um aeroporto com uma das maiores pistas do país, com capacidade para receber Antonovs e Boings cargueiros, não possui vôos regulares para outras cidades. Administrado pela Infraero, o terminal recebe poucos investimentos e limita a utilização por passageiros. Soma-se a isso o fato da pista ser de uso prioritário dos militares, o que restringe a autonomia de uso comercial. TAM, GOL, Air Ocean, e outras empresas aéreas já tentaram se fixar por aqui, mas a demanda não compensou e todas foram embora (pela via Dutra, provavelmente). A AZUL divulgou recentemente que passará a voar para SJC vindo de Brasília e Rio de Janeiro. É esperar pra ver.

Atualização (02/11) - Ja ha alguns meses que a Azul e a Trip estão atuando na cidade. A Azul com dois vôos diários para Belo Horizonte e Curitiba (na verdade SJC é uma escala entre essas duas cidades) e a Trip com dois vôos para o Rio de Janeiro. Ha previsão de inauguração de mais destinos pela empresa Azul. É esperar pra ver.
Mais informações e fotos: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=797444


Trem Bala

Será? Já ouvi tanto sobre esse assunto que só vou acreditar quando estiver funcionando.
São José dos Campos está sim na rota do futuro Trem Bala, que ligará as regiões de Campinas, São Paulo e Rio.
A grande polêmica, no entanto, é se haverá alguma parada na cidade. O projeto inicial previa essa parada, mas alguns reverses políticos colocou essa estação em dúvida, deixando para a empresa que vencer a licitação a escolha da cidade do Vale que ganhará essa parada (com trocadilho, por favor).

www.tavbrasil.gov.br

Atualização: A cada dia que passa o assunto" trem bala" vai esfriando e sua viabilidade é cada vez mais contestada. Assisti outro dia uma entrevista com um especialista em gastos públicos e que trabalha para o Senado Federal. Ele listava vários aspectos do projeto que o tornam financeiramente inviável e utilizou em seus argumentos os exemplos de outros projetos em países desenvolvidos que também se mostraram muito onerosos e viraram um grande problema para os respectivos governos.   

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO