23 de abr. de 2010

Transporte público

Andar de ônibus por aqui não é difícil, mas também não é barato. A passagem atualmente custa R$2,50 mas não dá direito a integração com outras linhas na maioria dos casos. Recentemente o transporte público passou por uma concorrência que visava mudar todo o sistema, com novos terminais, integração total e mais conforto para os passageiros. Porém, assim como o processo licitatório, as melhorias foram apenas parciais.

Atualmente três empresas administram o transporte na cidade, sendo que uma delas em regime provisório enquanto a última etapa da liciatação não se resolve. A frota foi renovada com as duas novas empresas (Júlio Simões e Expresso Maringá), mas conta ainda com ônibus antigos na última empresa (São Bento). O conforto melhorou pouco, com ônibus ainda lotados nos horários de pico. São ao todo 77 linhas utilizando uma frota de 344 ônibus.

















Quem não conhece a cidade pode se orientar sobre as linhas que precisa utilizar pela internet, no site da prefeitura, com informações bastante completas. A consulta pode ser feita pelo nome do bairro, nº da linha ou trecho do intinerário, informando o nome da via. O resultado traz o intinerário completo da linha, ida e volta, horários e até o mapa com o trajeto. Esse é um recurso excelente e que não é encontrado nem em cidades com forte apelo turístico, como Salvador e Curitiba.

O município conta com um Terminal Central que é o ponto de partida e chegada várias linhas, mas não todas. Outras linhas começam no Terminal Rodoviário Intermunicipal, no Jardim Paulista, e o restante são linhas entre bairros distantes, quase todos com trajeto passando pela Região Central.

O acesso pelos ônibus é pela porta da frente e é bom já entrar com o dinheiro contado, já que os cobradores nunca tem troco para notas maiores. Boa parte da frota conta com elevadores para cadeirantes e o município também oferece o transporte exclusivo para pessoas com necessidades especiais, sendo necessário agendamento prévio.(mais informações: 3921-4110 / 3925-2021)


Poucos são os casos de abuso de velocidade ou maus tratos por parte dos motoristas. As empresas divulgam que  fazem cursos de reciclagem com os motoristas prezando o bom atendimento.

Site da secretaria de transporte com todas as consultas citadas:  http://www.sjc.sp.gov.br/st/index.asp.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO