16 de mai. de 2010

Empregos

Quem pretende se mudar pra cá provavelmente deve se perguntar como é a questão do emprego na cidade (talvez com excessão de aposentados e autônomos). Por ser uma cidade instrializada e desenvolvida, espera-se que a oferta de quantidade e variedade de vagas seja satisfatória, e não da pra dizer que não seja assim por aqui. Mas ha também muita gente concorrendo a essas vagas e aí é aquela disputa acirrada entre dezenas de candidatos e um salário nem sempre esperado.

Passei pela corrida do emprego ha pouco tempo e posso dizer por experiência própria que está cada dia mais difícil ser chamado para uma simples entrevista. Nunca havia ficado mais que 4 meses sem trabalho, e na última aventura, foram 7 meses sem sequer participar de um processo seletivo. A idade (35 anos) talvez ja esteja entrando na conta, mas o número de vagas caiu também.

Onde estão as vagas

Grande parte das vagas estão concentradas na indústria. Os maiores empregadores desse setor são a Embraer, General Motors, Johnson e Petrobras. Ganhou força nos últimos anos as fornecedoras dessas indústrias, principalmente da Embraer, que geram outros tantos empregos. Por conta disso, o sindicato dos metalúrgicos de SJC é muito forte, e isso, de certa forma, acaba assustando a vinda de novas empresas por aqui (só pra constar sou a favor da presença dos sindicatos, desde que atuem de maneira honesta e benéfica aos seus afiliados). Por outro lado, no início dessa década a cidade perdeu empresas importantes, como Ericsson,  Kodak, Philips e Solectron, só pra citar as principais, causando preocupação e medo de uma debandada de empresas para outras regiões. Mas por hora, os empregos estão estáveis.



Um efeito colateral, especificamente no caso da Embraer, são as demissões em massa nas épocas de crise. Em 2009 a empresa colocou na rua 4000 funcionários de uma só vez, causando um grande desequilíbrio social e econômico, já que o impacto da demissão gera incerteza e medos e, por precaução, as pessoas param de gastar. Isso sem contar as demissões indiretas, que somados aos outros 4000, são novos e potenciais concorrentes dos que ja estão desempregados e a procura de uma nova ocupação.


O comércio é outro forte setor empregador no município e seu desempenho está muito ligado ao desempenho da indústria. Na cidade estão instaladas grandes empresas comerciais, como hipermercados, magazines e redes de lojas dos mais diversos ramos.

Ja na área pública, SJC não costuma oferecer grandes oportunidades. A maior empregadora é a prefeitura, mas são  raros os concursos para preenchimento de vagas. Outros opções que podem trazer alguma esperança de um emprgo estável  são a Petrobras, o CTA e o INPE, órgãos que empregam um bom número de trabalhadores e que as vezes abrem algumas oportunidades.

Agências de emprego em SJC

www.sjc.sp.gov.br/srt/patvagas.asp (vagas cadastradas na prefeitura)
www.uniaorhvale.com.br
www.atitudeempregos.com.br
www.maiorh.com.br
www.cosmosrh.com.br
www.contacto-rh.com.br
www.grupoofficer.com.br
Veja também: Salários

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO