21 de mai. de 2010

Salários

No penúltimo post falei sobre os empregos aqui em SJC. Pra não ficar um texto muito longo e cansativo, decidi mencionar a questão dos salários separadamente. Foi bom porque tive tempo de fazer uma pesquisa mais detalhada sobre o assunto. Abaixo o resultado:
__________________________________________________

Quando trabalhei em São Paulo pela primeira vez, meu salário, em relação ao anterior que eu recebia aqui em SJC, sofreu um reajuste de mais de 50%, e olha que era pra uma função menos valorizada. Depois voltei pra cá e o salário caiu. De novo em São Paulo, outra melhora. E, de novo aqui, salário minguado. Claro que o custo de vida também segue a gangorra dos salários, mas não é na mesma proporção e a diferença acaba fazendo diferença . E ainda mais que por um tempo eu trabalhava lá e morava aqui. Muita gente sabe disso e aceita acordar todos os dias as 4 da madruga pra pegar o fretado e fazer um bate-volta até a capital, e n~so só em SJC. Das cidades até um raio de 100 km de Sampa saem centenas de fretados todos os dias com gente em busca de melhores salários.

Mas e quem não quer morar em São Paulo? Tem muita gente buscando opções em cidades grandes sem ter de enfrentar os problemas de lá. Então, pra onde ir?

Bom, eu imagino que tem muita gente procurando o interior para fazer seu pé de meia e sei que, por ser a segunda maior cidade do interior paulista, SJC é muito procurada como essa opção mais tranquila. Por isso resolvi dar analisada pra saber como anda o salário por aqui.

Escolhi 4 profissões que teoricamente são facilmente encontradas em todas as cidades de porte médio/grande, selecionei as cidades do interior de São Paulo com essa característica e com a ajuda do site Salariômetro, tabulei os resultados apresentados abaixo. Queria pesquisar em cidades de outros estados, como Uberlândia, Juiz de Fora, Maringá, etc, mas a pesquisa abrange apenas a média estadual de cada um deles)



(Clique na imagem para ampliar)


Sinceramente eu até que fiquei surpreso. Achava que pelo menos em Campinas e Jundiaí as ofertas seriam melhores. Claro que eu fiz questão de colocar a função de Metalúrgico só pra ter uma idéia dessa categoria, e sendo essa uma área mais forte por aqui, o salário tenderia a aumentar. Mas mesmo desconsiderando essa categoria, a média de São José continuaria sendo a melhor do interior. Eu estava pronto pra concluir que se dependesse do salário, outras cidades seriam mais interessantes, mas parece que caí do cavalo. Que bom. Tá certo que isso não é uma pesquisa com base científica e foi só uma pequena amostragem de um universo com centenas de outros cargos que podem até mudar esse panorama. Mas ja serve pelo menos como uma referência.

Posts relacionados: Empregos

3 Comentários:

viviane disse...

Me ajudou bastante o tópico sobre salários , e agencias de emprego... Queria ver ctem como vc falar sobre o custo dos onibus e de carro para ir de SJC a São Paulo, pra ver se compensa trabalhar em SP e viajar todos os dias pra SJC...
O blog esta cada dia melhor bjs !!

Joelma Santos disse...

Puxa vida...Que prazer ler este blog,PARABÉNS!!! Estou afim de me mudar para o interior paulista, hoje moro em Campo Grande-MS e aqui a vida está muito difícil. Já estava em análise entre Ribeirão Preto, Marília ou sua SJC. Confesso que estou tentada... Já passei dos 35anos , estou com 43 anos e vou recomeçar.
Obrigado pelos dados tão importantes e abordados de forma a não criar ilusões. Um grande abraço

Anônimo disse...

Obrigado, Joelma. É legal ler opiniões como a sua. Espero ter contribuído um pouquinho na tomada da sua decisão.

Boa sorte e, se for o caso, seja bem vinda.

Souzza

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO