31 de mai. de 2010

Vista Verde.



Clique em WIKIMAPIA para ampliar a visualização

A Vista Verde, na Zona Leste, foi um dos primeiros bairros planejados de São José dos Campos. Situado entre a Via Dutra e a refinaria de Petrobras (e ao lado do Jd Motorama e Jd Diamante) , sempre foi um bairro de classe média. No início, com o nome de Cidade Vista Verde, tinha um jeitão de condomínio fechado, com casas sem muros e ruas arborizadas. As árvores continuam lá, fazendo jus ao nome do bairro, sendo com certeza um dos mais verdes da cidade. Mas os muros tiveram que ser levantados e o bairro se popularizou um pouco, mas sendo ainda um dos mais nobres da região Leste.

Sendo um bairro estritamente residencial , a estrutura de comércio e serviços se resume ao consumo local. Existe no bairro um centrinho comercial com comércio variado, porém limitado. A avenida Pedro Friggi, que margeia o bairro, oferece uma maior variedade de opções, inclusive com uma loja da C&C (Construção) e outra da Spani (Com. Atacadista). O bairro não possui prédios residenciais e os imóveis ali são bastante valorizados.


Rua Suriname
Fonte: http://www.panoramio.com  Autor: LuDR

O acesso ao bairro é feito direta ou indiretamente pela Via Dutra e o bairro é caminho de acesso para outros bairros da região Leste, sem que no entanto esse movimento influencie nas ruas calmas do bairro, já'''''''' que o tráfego é todo direcionado à av Pedro Friggi. E é nessa avenida que se concentra quase todas as opções de linhas de ônibus para o centro e outros bairros, com uma boa variedade de destinos. Em breve um novo viaduto será inaugurado sobre a Dutra na região do jardim Santa Inês e dará uma nova opção de acesso ao bairro.

O bairro Vista Verde é relativamente seguro. Digo relativamente porque trata-se de um bairro tranquilo onde é possível caminhar tranquilamente em suas ruas para uma boa caminhada ou deixar as crianças irem até a praça ou praticarem seus esportes prediletos. Mas, por ser um bairro de classe média, acaba sendo um pouco mais visado por ladrões de outras regiões para furtos de residência e veículos, porém sem grande número de registros dessa natureza. A qualidade de vida do bairro também só tem um vizinho incoveniente que raramente incomoda, mas quando incomoda costuma assustar bastante. A refinaria da Petrobras fica ali bem pertinho e as vezes dá algum susto na população com suas fumaças escuras e pequenas explosões que saem do controle.

Mais informações e detalhes sobre a Cidade Vista Verde podem ser obtidas no recém inaugurado site do SAVIVER (Sociedade Amigos de Bairro do Vista Verde)  www.saviver.com.br .


________________________________________________



Jardim Diamante

É um pequeno bairro situado próximo da Vista Verde e que fica na "porta" da refinaria. Também possui caracterísiticas residenciais com um padrão social de classe média baixa e com a presença de pequenas empresas que vem se implantando gradativamente no bairro, aproveitando a proximidade com a refinaria. Ali está implantada também uma base da polícia (não lembro se é da Civil ou Militar) que acaba trazendo um pouco de segurança à região.

1 Comentário:

Domingos Malhone disse...

Parabéns ao abnegado joseense administrador desse BLOG ... Super bacana e com informações super importantes sobre os bairros da nossa querida, linda e empreendedora cidade de São José dos Campos/SP ... Domingos Malhone - Assessor Jurídico da SAVIVER - Associação de Moradores do Bairro Vista Verde (SJC, 03/10/2021).

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO