27 de jul. de 2010

Bairro: Parque Industrial






É um dos maiores e mais populosos de São José, localizando-se na Zona Sul e vizinho de outros bairros importantes como o Jd Satélite, Jd. Morumbi e Jd das Indústrias. Engloba diversos outros pequenos bairros adjacentes que acabam sendo identificados muitas vezes apenas como "Parque", como é conhecida a região. É predominantemente residencial, mas existem pequenas e médias empresas instaladas na região, pricipalmente próximo da Dutra, ajudando na geração de empregos. Diferentemente do que acontece em muitas outras cidades, este "Parque Industrial" não é uma área destinada às indústrias, tal qual como ocorre com a Vila Industrial (Z.Leste) e Jd das Industrias (Z.Oeste), também residenciais. Curioso, não? Aliás, aqui em SJC há sim um bairro que foi planejado para a instalação de indústrias,  que é chamado de... Chácaras Reunidas. Dá pra entender?

Mas voltando ao bairro, a região é servida de uma boa variedade de serviços e conta com rede bancária variada, supermercados, farmácias 24 horas, academias e muito mais. Conta ainda com o Hospital Sul, da secretaria municipal de saúde, com atendimentos emergenciais e clínicos pela rede pública. O bairro é servido também por uma boa variedade de linhas de ônibus com destinos diretos para bairros de outras regiões da cidade. No quesito segurança, o Parque está bem servido, já que conta com subsedes das polícias civil e militar na região.

Com fácil acesso à Via Dutra, Anel Viário e Estrada Velha (em direção à Jacareí), com a Avenida Bacabal sendo a principal artéria de escoamento do trânsito local, e a facilidade de acesso ao Centro e outras regiões da cidade, o Parque passou a ser muito procurado para se morar. Sabedores disso, nos útlimos 5 anos as grandes construtoras trataram de começar a levantar algumas torres no bairro, o que aumentou consideravelmente o número de ofertas de imóveis, mas transformou a vida tranquila dos antigos moradores. Em algumas ruas já fica difícil até estacionar o carro em frente da própria casa, ja que os edifícios não absorvem a demanda das famílias e seus carros excedentes. E o número de empreendimentos só vem aumentando.

De qualquer forma, ainda existem áreas tranquilas e longe de todo esse alvoroço. As áreas de lazer se restringem ainda às praças e ao pavilhão de exposições, que conta com pistas de skates  e eventos culturais e esportivos realizados pela prefeitura.

Bairros Adjacentes: 31 de Março, Palmeiras de São José, Jd. Petrópolis, Jd Anhembi, Residencial De Ville, Jd Paraíso, Jd América.

2 Comentários:

Anônimo disse...

Oi Souza, muito obrigado pelas informações do seu blog!! Gostaria de saber se você tem informações também sobre o Jardim América!

abraço

Anônimo disse...

Gostaria de saber quando foi fundado o bairro parque industrial? e fotos da época?

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO