2 de dez. de 2010

São José cresceu 16,36% em dez anos.

A população de São José dos Campos aumentou, nos últimos 10 anos, 16,36% segundo os dados do censo de 2010 divulgados na Folha de São Paulo recentemente. O número de habitantes foi de 539.313 em 2000 para 627.544 em 2010. Esse crescimento é superior a média nacional, que ficou em 12,33% e da estadual, que foi 11,39% no mesmo período.

Bom ou ruim?

Das dez maiores cidades do interior de São Paulo, o índice de crescimento de São José só foi menor que o de Ribeirão Preto (impressionantes 19,84%) e de Sorocaba (18,81%). Em número de habitantes, no interior, apenas Campinas tem uma população maior, mas cresceu bem menos. Nas cidades da Região Metropolitana, Tirando Mogi da Cruzes que cresceu mais de 17%, a tendência é de estagnação e baixo crescimento, certamente pela saturação dessas cidades.

Nosso instinto primitivo da busca pela superioridade poderia então comemorar esse crescimento e a consolidação do segundo lugar em grandeza no interior no estado. Mas será mesmo? Esse crescimento tem sido proporcional ao desenvolvimento do município? A qualidade de vida melhorou ou piorou nesses últimos dez anos? E o transporte urbano? E a violência? E a assistência à saúde? A impressão que tenho é que esses índices não acompanharam o crescimento da cidade, mas não estou me baseando em números. Seria, alias, um bom assunto para  a TV Vangurada e o Jornal O Vale correrem atrás.

--------------------------------------------------------
Quem quiser conferir os dados de outros municípios pode acessar aqui.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO