17 de dez. de 2010

Internet de graça em São José dos Campos




A notícia de que a prefeitura irá instalar internet sem fio nos parques de São José (Santos Dumont e Parque da Cidade) e em alguns centros comunitários é tardia mas não deixa de ser bem-vinda. Apesar de não ser revolucionária (outras cidades no país ja oferecem esse benefício), essa iniciativa coloca o município num patamar a sua altura, já que a tecnologia é uma de suas principais vitrines para o resto do país. Faz sentido, portanto, oferecer aos seus moradores e visitantes este importante recurso de informação e até de inclusão. 
Isso certamente impulsionará a venda de netbooks e notebooks para uma camada da população que ainda sofre para pagar a mensalidade de um plano de internet (ainda absurdamente caro no Brasil) mas que verá o sacrifício válido para pagar as 10 prestações de seu computador portátil.
Espero, contudo, que além do sinal gratuito, a prefeitura não esqueça de preparar alguma infraestrutura para os internautas, como tomadas e áreas para estudo. 


Segue a notícia extraída do Jornal O Vale.


SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
A Prefeitura de São José abriu licitação para instalar internet sem fio em sete áreas públicas da cidade.
O sistema, que vai permitir aos moradores acessar a internet de forma gratuita desses pontos, deverá ser implantado em março de 2011.
A medida, promessa de campanha do atual governo, vai exigir investimentos de R$ 164 mil dos cofres da administração e ignorou o Parque Vicentina Aranha, adquirido pela prefeitura em 2006.
O 'pacote online' contempla somente dois dos grandes parques --o Parque da Cidade (zona norte) e o Santos Dumont (centro) -- e cinco centros comunitários.
Os centros que terão acesso gratuito à internet são: Jardim Cerejeiras e Vila Tesouro, na zona leste da cidade, Altos de Santana (norte), Campo dos Alemães (sul) e São Judas Tadeu (sudeste).
Tecnologia.
A prefeitura informou que o sinal da internet nesses espaços por meio de rádio WI-FI.
O secretário de Administração, Sérgio Luiz Pinto Ferreira, disse que a abertura dos envelopes para a escolha da empresa que irá implantar o sistema vai acontecer ainda este ano, no dia 28 de dezembro.
Segundo ele, a empresa também será responsável pela manutenção e operação da rede.
"Quem usa o notebook para trabalho ou diversão poderá ir para os parques e usar lá com tranquilidade", disse.
Escolha.
Ferreira afirmou que a escolha para a implantação dos parques respeitou dois critérios principais --contemplar várias regiões da cidade e a segurança das áreas.
"Os lugares onde vão ser instalados os pontos de internet são áreas que já tem segurança, com guardas civis e câmeras de monitoramento", afirmou Ferreira. Segundo ele, a criação de lugares com acesso gratuito à internet é uma necessidade. "O poder público tem que levar para a sociedade alternativas para o uso da internet. Ela se tornou primordial nos dias de hoje".
Avaliação.
Os moradores aprovaram a medida. "Vai ser muito bom ir ao parque e enquanto umas pessoas caminham eu checo meus e-mails", afirmou Aparecida Pimentel da Silva, 44 anos, presidente da SAB (Sociedade Amigos do Bairro) da Vila Tesouro.
"É sempre bom ter acesso mais fácil a informação", disse Felipe Souza, 33 anos, do Campo dos Alemães. A prefeitura informou que não há previsão de instalação de internet sem fio em novos locais.


www.ovale.com.br - 16/12/2010

1 Comentário:

CTMD disse...

INTERNET GRÁTIS PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Instale aqui

O CTMD Serviços esta credenciado pela empresa concessionária do serviços da Rede Municipal Wireless da Prefeitura de São José dos Campos para instalar os equipamentos necessários par usuários de internet gratuita. Antes de solicitar a instalação, é preciso fazer uma análise de viabilidade técnica para verificar se o sinal via rádio chega na residência e se há uma célula ativa na regiãO.

Wireless é um serviço de acesso ilimitado à Internet que você pode usar em seu computador, notebook , celular, Ipads, sete dias por semana, 24h. O acesso pelo programa da Prefeitura de São José dos Campos é gratuito e você não paga nenhuma taxa mensal. Com um equipamento instalado você passará a receber o sinal via rádio da PMSJC e poderá navegar pelos seus sites favoritos, como MSN, Orkut e Facebook, além de fazer pesquisas, ler e enviar e-mail.

Para adquirir, acesse nosso site: WWW.CTMD.ENG.BR

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO