11 de fev. de 2011

Novo Horizonte e Santa Inês

Novo Horizonte / Jd Santa Inês

Os dois bairros estão situados na região Leste e são, na verdade, quatro já que o Santa Inês se divide em I , II e III (no entanto vamos tratá-los como se fossem um só, já que estão localizados um ao lado do outro e possuem as mesmas características). Ficam em pontos extremos da cidade e são referência para os bairros adjacentes que foram se formando no entorno dos mesmos.

Novo Horizonte.
O Novo Horizonte fica um pouco mais distante, com um acesso um pouco mais complicado. O principal deles é feito pelas avenidas Pedro Friggi e Tancredo Neves a partir do trevo de acesso da Vista Verde. Por esse caminho são cerca de 14 km até o centro. De carro, no horário de pico, a viagem pode levar de 30 a 40 minutos, enquanto que de ônibus esse tempo passa fácil de uma hora. A vantagem é que do bairro saem ônibus para outras regiões além do centro da cidade, facilitando um pouco o deslocamento de quem vai e volta do trabalho todos os dias e trabalha nas zonas Sul e Norte.



Com características de ser um bairo operário, o Novo Horizonte cresceu muito no final da década de 70 e começo de 80 com a chegada de dos novos trabalhadores da GM, Embraer e Petrobras. Não por acaso, comemora seu aniversário no dia Primeiro de Maio, sendo a Festa do Trabalhador, como é conhecida, uma das mais tradicionais da cidade, com direito a tradicional macarronada que acaba atraindo milhares de pessoas de todo o município.

Rua 25 de Julho - Por Jofre Soares/Panoramio

Apesar de ser um dos maiores e mais populosos de São José, ainda não possui uma estrutura de comércio e serviços muito diversificada, sendo necessário o deslocamento para o centro ou pelo menos até a Vila Industrial para ter acesso à bancos ou rede de lojas maiores.
O bairro conta com um centro comunitário, ginásio coberto e nenhum parque ou área pública de lazer.

Santa Inês.
Margeando a Via Dutra, é o último bairro na margem direita (Sentido Rio), no extremo leste da cidade. E é exatamente pela Via Dutra que o caminho até o bairro é mais curto. Recentemente o Jardim Santa Inês ganhou uma importante obra viária que ainda nem aparece nos mapas e GPSs. Trata-se de um viaduto ligando o bairro à Av General Motors, que por sua vez liga o Distrito de Eugênio de Melo até a Vila Industrial. Essa obra facilitou bastante o acesso à Via Dutra no sentido São Paulo, e também à GM, já que antes era necessário um percurso de, no mínimo 4 km. até o viaduto mais próximo. Mas o principal objetivo desse acesso era desafogar o viaduto da Veibras, que nos horários de pico virava um caos a atrasava a vida de todo mundo.



O Jardim Santa Inês é mais um tradicional bairro de periferia da Cidade. Sem comércio desenvolvido, sua população precisa se deslocar até o Centro ou bairros vizinhos para fazer compras, ir ao banco ou utilizar outros serviços que o bairro não oferece. E a região no entorno do bairro é uma das que mais crescem em São José dos Campos, infelizmente ainda de forma mal planejada. A grande esperança dos moradores é a promessa de investimento de grandes proporções naquilo que deverá vir a ser um novo polo industrial da cidade.

Projeto de ampliação do Parque tecnológico e infra-estrutura adjacente ao bairro Santa Inês


Ao lado do bairro há um grande vazio urbano que deverá ser preenchido com novas empresas, instituições de ensino e bairros planejados nos próximos anos. Aliás, ali próximo já funciona o núcleo do Parque Tecnológico, com a instalação de algumas empresas e da FATEC - Faculdade Estadual Pública que já funciona há 5 anos e que em breve terá um prédio novo sendo inaugurado próximo ao bairro. Se a promessa se concretizar, certamente haverá uma boa valorização dos imóveis dessa região, que ganhará ainda com a oferta de empregos e de serviços.
O bairro possui linha de ônibus própria, mas não abundante.

--------------------------------------------------

Tanto o Santa Inês quanto o Novo Horizonte sofrem dos mesmos problemas de infraestrutura. A segurança nesses bairros não é das melhores, mas não chega a ser algo tão preocupante. Os maiores problemas nesse quesito ocorrem nos bairros adjacentes e um pouco mais afastados. Um deles é o Jardim São José, que ja foi até apelidado de Cidade de Deus, referência à famosa favela carioca em que o tráfico de drogas toca o terror na população e assusta até a polícia. Os dois bairros são servidos por abastecimento de água, possuem rede de esgoto e raramente sofrem com os excessos de chuva, a não ser algum caso isolado. Em nenhum deles há hospitais instalados, sendo o atendimento feito nas Unidades de Pronto Atendimento. Existem algumas empresas instaladas nos arredores, principalmente no Jardim Santa Inês, que acabam se utilizando a mão de obra local.

Bairro adjacentes: Santa Inês:   Jardim São José (I e II), Jardim Coqueiro, Jardim Santa Maria e residencial Califórnia.
Novo Horizonte: Jd Castanheira , Jd Nova Michigan, Jardim Cerejeiras, Res. Dom Bosco, Bairrinho.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO