21 de ago. de 2012

Aluguel de Bicicletas em SJC


Aluguel de Bicicletas será testado no mês de Setembro (link original)



Paulo Lopes
Fonte: O Vale

A Prefeitura de São José dos Campos vai testar a partir da segunda quinzena de setembro um sistema de aluguel de bicicletas no centro da cidade. O projeto-piloto será implantado em três pontos: na Praça João Mendes, na Praça Cônego Lima e no Largo da Igreja de São Benedito.

Inicialmente, 30 bicicletas serão disponibilizadas de graça nesses locais de graça para deslocamentos. Após realizar um cadastro, o usuário utilizará o cartão do ônibus para pegar uma delas. O projeto faz parte do Plano Estratégico Centro Vivo, que busca revitalizar a região central de São José.

“É preciso estimular o uso de bicicleta no centro. É um meio de transporte saudável e sustentável”, disse Cynthia Gonçalo, diretora geral do Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento), gerenciadora do Centro Vivo. A empresa que fará o serviço não foi divulgada, mas segundo o Ipplan ela não cobrará nada pelos serviço nos próximos seis meses.

As três estações funcionarão durante 180 dias em fase de teste. Após esse período, será aberta uma licitação para a escolha de uma empresa e novas estações serão criadas. O especialista em trânsito Ronaldo Garcia diz que a iniciativa é válida, mas pode encontrar obstáculos.

Segundo ele, o centro é o lugar onde as pessoas fazem compras, “e não fica fácil comprar usando bicicleta”. Garcia também cobra melhorias na infraestrutura do centro para receber ciclistas. “Para fazer os deslocamentos é complicado, não tem ciclovias nem ciclofaixas. Bicicletas e carros terão que conciliar os mesmos espaços, o que não é recomendado.”

Para ele, a saída seria tirar uma das faixas de estacionamento das ruas e trabalhar a conscientização dos motoristas. “É um trabalho em conjunto”, afirmou. A educadora ambiental Federica Giovanna Fochesato, 36 anos, é uma assídua usuária da bicicleta e quase todos os dias vai ao centro.

Para ela, o centro não é muito perigoso para o ciclista, pois os carros estão quase sempre parados. Mas ela cobra mudança no trânsito. “É preciso tirar os estacionamentos das ruas para dar lugar ao ciclista. A política de incentivo à bicicleta precisa vir junto com a restrição ao uso do carro”, afirmou.

Já para o mecânico de bicicletas Alexandre Coelho dos Santos, andar no centro é uma aventura. “Ninguém respeita. Os taxistas e motoristas de ônibus te veem como um adversário. As vezes é preciso subir na guia para não bater no carro.”

Tanto Federica quanto Alexandre cobram conscienti-zação dos motoristas. Segundo o Ipplan, as principais vias do centro vão receber uma sinalização de ciclo-rota para conscientização do motorista e a velocidade máxima permitida para os automóveis trafegarem será reduzida para que o uso compartilhado das ruas seja seguro.


Nota do blog

Pode parecer uma ótima iniciativa, mas trata-se de um grande equívoco. Ao menos da forma como parece estar sendo implantado esse projeto.

Primeiro porque São José dos Campos nunca investiu ostensivamente a fim de dar condições seguras aos ciclistas para circularem pela cidade. Basta verificar que nos últimos anos a cidade recebeu novas opções viárias, e praticamente nada de ciclovias. E não adianta dizer que foram criadas ciclofaixas, pois trata-se de soluções paliativas e pouco seguras, já que o ciclista acaba dividindo o mesmo espaço com carros e ônibus. Lembro que certa vez a administração divulgou em um desses encartes oficiais, às vésperas de uma eleição municipal, que a avenida dos Astronautas receberia uma ciclovia ligando a Dutra até a Embraer. Um ano depois, sem que a prefeitura sequer ensaiasse pintar ali suas famosas ciclofaixas, indaguei por e-mai como estava o projeto da obra. A resposta foi que a ciclofaixa seria inviável naquela avenida. Além da falsa propaganda (o correto seria divulgar um projeto após os estudos de viabilidade, não?) ficou a sensação de que a cidade realmente não aceita bem os ciclistas.


Dá pra pedalar tranquilo assim em uma ciclofaixa?

E em segundo lugar porque não consigo compreender como a prefeitura pretende organizar um previsível aumento do fluxo de ciclista na região central, que já tem um trânsito caótico em função de suas vias apertadas. Forçar uma situação pulando as etapas que envolvem a conscientização de motoristas e ciclistas, preparação das vias, treinamento de pessoal de apoio, etc. só irá potencializar o fracasso do projeto. Não que eu seja contra uma iniciativa dessa. Sou sim muito a favor, mas diante dessa forçada de barra, fico até preocupado. 

É necessário que se dissemine uma cultura da bicicleta no trânsito, para que ela faça parte da paisagem das ruas de uma forma natural. Curitiba, por exemplo, que já possui uma extensa malha cicloviária, implantou ha cerca de um ano um projeto que visa inserir essa cultura no centro da cidade, destinando apenas aos domingos, uma faixa exclusiva para os ciclistas num trajeto de cerca de 10 km. A faixas exclusivas contam com sinalização de solo, cones por todo o trajeto isolando a faixa exclusiva das demais e orientadores de trânsito em TODOS os cruzamentos. Ora, trata-se obviamente de um incentivo ao uso de bicicletas que visa claramente, a longo prazo, trazer novos ciclistas ao centro nos dias comuns. Isso acontecerá paulatinamente, sem sustos, de forma natural com o passar do tempo. E isso tudo considerando que lá as ruas e avenidas são bem mais largas que as nossas.
Agentes orientam trânsito de ciclistas em Curitiba


Portanto o ideal seria que a prefeitura desenvolvesse um projeto também a longo prazo,nesses moldes, trazendo o ciclista aos poucos para as ruas do centro, dando a eles condições de segurança, e ensinando aos motoristas como conviver em paz com esse tipo de transporte. A tendência é justamente o aumento das bicicletas no trânsito, mas isso precisa ser feito com cautela, investimentos estruturais e muito estudo, e não como uma tentativa de se mostrar amigo dos ciclistas de uma hora pra outra (entenda-se "véspera de eleições"). 

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO