22 de jan. de 2013

Paulistanos fogem para o interior

Reportagem do Diário de São Paulo (acessada através site www.terra.com.br) trata do êxodo de parte dos moradores das grandes cidades para cidades menores e, teoricamente, mais segura. Fala mais especificamente dos paulistanos que fogem para o interior do estado, e elege as cidades preferidas como seus novos destinos.

Interior é 'porto seguro' de paulistano

Para fugir da violência, moradores da capital elegeram cidades localizadas em um raio de até 100 km
Diário de S. Paulo

Os paulistanos não pensariam duas vezes em abandonar a capital para fugir da violência. Segundo pesquisa feita pela ONG Nossa São Paulo, 56% dos moradores da cidade, pelo segundo ano consecutivo, manifestaram vontade de sair da capital por causa da sensação de insegurança.


O interior do estado foi escolhido como o porto seguro por 88,3% dos entrevistados de um outro levantamento, feito pela empresa Hays, especializada em recrutamento de executivos. Para 73,7% deles, a região de Campinas é o melhor lugar para se viver. “Entre os motivos dessa preferência estão a proximidade com a capital e a busca por melhor qualidade de vida”, diz Rodrigo Soares, um dos responsáveis pelo estudo.

Esse movimento dos paulistanos não é novo, segundo Luiz Paulo Pompeia, diretor da Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio). “Em um primeiro momento a fuga ocorreu para as cidades da região metropolitana, como Cotia, Barueri, Osasco, Santana do Parnaíba, Guarulhos, onde as pessoas se fecharam em condomínios. Porém, por causa do trânsito gerado nos acessos à capital devido ao grande volume de veículos, elas passaram a procurar locais mais distantes, como Vinhedo, Jundiaí, Valinhos, Itu, Sorocaba”, diz.

A busca por segurança é apontada por Flávio Amarys, vice-presidente do interior do Secovi (Sindicato da Habitação), um dos principais motivos da migração dos paulistanos para um raio de 100 quilômetros da capital. Ele acredita que o crescimento do número de pessoas que deixam a cidade de São Paulo vem ganhando força com a descentralização das indústrias e universidades, o avanço da tecnologia, que encurtou distâncias, e a melhoria das estradas.

Pompeia aponta ainda o baixo custo de vida e a ausência de trânsito como outros fatores que influenciam na fuga dos paulistanos. “Com o valor de casa geminada na Vila Mariana, por exemplo, compro no interior um terreno de 500 metros, faço uma bela casa com piscina e ainda sobra dinheiro para os móveis e o carro”, compara.
 
 
Nota do blog: A reportagem falha em dois pontos:
 
1- Aborda o índice de violência dessas cidades mas não os compara com o da capital e região metropolitana
 
2- Se contradiz ao eleger a região de Campinas como o destino mais citado nas pesquisas, mas aponta Ribeirão Preto, cidade situada a mais de 300 km da capital, como líder das pesquisas. Ficou confuso.

4 Comentários:

Anônimo disse...

Desde quando Campinas é segura?

Souza disse...

Pois é. Segurança em cidades com mais de 100 mil habitantes já não é algo fácil de se ver.

Felipe disse...

Seguindo ;)
Meu blog: http://corretoratrix.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Realmente é muito bom fugir para interior. É ótimo descansar com uma bela paisagem, ar puro e uma cidade tranquila. Estava com dúvidas para escolher uma cidade, achei algumas dicas legais: http://goo.gl/hk0iQC

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO