20 de jul. de 2011

Internet gratuita em 127 bairros

Deu essa semana no noticiário regional que a prefeitura de SJC irá implantar, em breve, um sistema de internet sem fio (wi-fi) gratuito para milhares de habitantes de mais de uma centena de bairros da cidade. Trata-se de uma iniciativa espetacular e elogiável e surpreende pela abrangência. Recentemente essa tecnologia foi implantada em alguns parques da cidade e, mesmo não funcionando com toda a eficiência, já foi uma iniciativa importante do poder público municipal.

Essa notícia, a despeito de todo o benefício que esse projeto oferecerá, me lembra de dois outros assuntos de mesma natureza. O primeiro trata-se de um projeto semelhante que a vizinha Jacareí tentou implantar sem sucesso na cidade, tornando-se símbolo de ineficiência e desperdício de dinheiro público. Nas últimas eleições municipais, o candidato de oposição ao atual prefeito e partidário da situação em Jacareí, colocou em seu programa de governo a implantação dessa tecnologia por aqui e foi contra-atacado justamente com o fracasso da administração vizinha. Por isso, o que se espera é que essa boa notícia não se torne também um "chabu" e não decepcione os mais ansiosos e a grande parcela da população que, mesmo com poder aquisitivo para contratar um plano de banda larga, não o pode fazer por falta de tecnologia..

Essa, alíás, é a segunda questão. Se o prefeito Eduardo Cury realmente conseguir levar essa tecnologia aos bairros mais afastados (alguns nem tão afastados assim), estará dando uma bela lição na NET e na Telefônica, as duas principais (e acho que únicas) provedoras de banda larga na cidade que não têm investido nada para melhorar sua infraestrutura de serviços, deixando uma grande parcela da população de um dos mais importantes municípios do país de fora da inclusão digital. Espero que com essa iniciativa da prefeitura esses mercenários comecem a perder os clientes que agora poderão contar com um serviço gratuito de internet e não precisarão mais pagar valores abusivos por um serviço que nunca foi muito eficiente.

1 Comentário:

Anônimo disse...

O autor do texto está de parabéns, é preciso acabar com este apartheid das grandes operadoras, onde só contemplam os mais abastados com banda larga a um preço nas alturas, e os menos desfavorecidos de SJC fornecem uma famigerada e jurássica internet discada,como é o caso da Telefônica.

Weslley - Jardim Vale do Sol SJC.

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO