31 de mai. de 2010

Vista Verde.



Clique em WIKIMAPIA para ampliar a visualização

A Vista Verde, na Zona Leste, foi um dos primeiros bairros planejados de São José dos Campos. Situado entre a Via Dutra e a refinaria de Petrobras (e ao lado do Jd Motorama e Jd Diamante) , sempre foi um bairro de classe média. No início, com o nome de Cidade Vista Verde, tinha um jeitão de condomínio fechado, com casas sem muros e ruas arborizadas. As árvores continuam lá, fazendo jus ao nome do bairro, sendo com certeza um dos mais verdes da cidade. Mas os muros tiveram que ser levantados e o bairro se popularizou um pouco, mas sendo ainda um dos mais nobres da região Leste.

Sendo um bairro estritamente residencial , a estrutura de comércio e serviços se resume ao consumo local. Existe no bairro um centrinho comercial com comércio variado, porém limitado. A avenida Pedro Friggi, que margeia o bairro, oferece uma maior variedade de opções, inclusive com uma loja da C&C (Construção) e outra da Spani (Com. Atacadista). O bairro não possui prédios residenciais e os imóveis ali são bastante valorizados.


Rua Suriname
Fonte: http://www.panoramio.com  Autor: LuDR

O acesso ao bairro é feito direta ou indiretamente pela Via Dutra e o bairro é caminho de acesso para outros bairros da região Leste, sem que no entanto esse movimento influencie nas ruas calmas do bairro, já'''''''' que o tráfego é todo direcionado à av Pedro Friggi. E é nessa avenida que se concentra quase todas as opções de linhas de ônibus para o centro e outros bairros, com uma boa variedade de destinos. Em breve um novo viaduto será inaugurado sobre a Dutra na região do jardim Santa Inês e dará uma nova opção de acesso ao bairro.

O bairro Vista Verde é relativamente seguro. Digo relativamente porque trata-se de um bairro tranquilo onde é possível caminhar tranquilamente em suas ruas para uma boa caminhada ou deixar as crianças irem até a praça ou praticarem seus esportes prediletos. Mas, por ser um bairro de classe média, acaba sendo um pouco mais visado por ladrões de outras regiões para furtos de residência e veículos, porém sem grande número de registros dessa natureza. A qualidade de vida do bairro também só tem um vizinho incoveniente que raramente incomoda, mas quando incomoda costuma assustar bastante. A refinaria da Petrobras fica ali bem pertinho e as vezes dá algum susto na população com suas fumaças escuras e pequenas explosões que saem do controle.

Mais informações e detalhes sobre a Cidade Vista Verde podem ser obtidas no recém inaugurado site do SAVIVER (Sociedade Amigos de Bairro do Vista Verde)  www.saviver.com.br .


________________________________________________



Jardim Diamante

É um pequeno bairro situado próximo da Vista Verde e que fica na "porta" da refinaria. Também possui caracterísiticas residenciais com um padrão social de classe média baixa e com a presença de pequenas empresas que vem se implantando gradativamente no bairro, aproveitando a proximidade com a refinaria. Ali está implantada também uma base da polícia (não lembro se é da Civil ou Militar) que acaba trazendo um pouco de segurança à região.

Leia Mais >>

27 de mai. de 2010

Bosque dos Eucalíptos



Situado na Zona Sul, é o mais extenso e mais populoso bairro de SJC. Com característica residencial, predominam as casas, a maioria de padrão de classe média e com poucas ofertas de apartamentos. As primeiras casas foram levantadas no final dos anos 70 em meio a ruas largas e fechadas. O planejamento do bairro valorizou rapidamente a região que fica vizinha ao Jardim Satélite. Com fácil acesso pelas avenidas Andrômeda, Salinas. Ouro Fino e Cidade Jardim, o bairro cresceu e se tornou uma ótima opção de investimento e moradia.

Ao longo da Avenida Andrômeda (que se torna Av. Cidade Jardim na altura do SESI) surgiram os principais pontos de comércio do bairro, oferecendo uma boa diversidade de produtos e serviços que, quando não é suficiente, é complementada com uma esticadinha até o Satélite e ao Shopping Vale Sul, que fica ha poucos minutos dali. Quem faz uso do transporte público terá opções de um bom número de linhas que seguem para o Centro e para outos bairros da cidade, quase todos passando pelo Vale Sul.


Na questão da segurança, o bairro é tranquilo com ocorrências isoladas. Ha poucos relatos de assaltos à comércio e residencias, mas esse não chega a ser um problema crônico. O extremo sul do bairro é o que apresenta os principais problemas, mas ainda assim nada que tire o sono dos moradores.

Para maiores informações sobre o bairro, sugiro o blog  http://bsqeucaliptos.wordpress.com , que traz outras informações interessantes sobre áreas de lazer, escolas e galeria de fotos.

Bairros da região: Jardim Portugal, Jardim Estoril.

Leia Mais >>

21 de mai. de 2010

Salários

No penúltimo post falei sobre os empregos aqui em SJC. Pra não ficar um texto muito longo e cansativo, decidi mencionar a questão dos salários separadamente. Foi bom porque tive tempo de fazer uma pesquisa mais detalhada sobre o assunto. Abaixo o resultado:
__________________________________________________

Quando trabalhei em São Paulo pela primeira vez, meu salário, em relação ao anterior que eu recebia aqui em SJC, sofreu um reajuste de mais de 50%, e olha que era pra uma função menos valorizada. Depois voltei pra cá e o salário caiu. De novo em São Paulo, outra melhora. E, de novo aqui, salário minguado. Claro que o custo de vida também segue a gangorra dos salários, mas não é na mesma proporção e a diferença acaba fazendo diferença . E ainda mais que por um tempo eu trabalhava lá e morava aqui. Muita gente sabe disso e aceita acordar todos os dias as 4 da madruga pra pegar o fretado e fazer um bate-volta até a capital, e n~so só em SJC. Das cidades até um raio de 100 km de Sampa saem centenas de fretados todos os dias com gente em busca de melhores salários.

Mas e quem não quer morar em São Paulo? Tem muita gente buscando opções em cidades grandes sem ter de enfrentar os problemas de lá. Então, pra onde ir?

Bom, eu imagino que tem muita gente procurando o interior para fazer seu pé de meia e sei que, por ser a segunda maior cidade do interior paulista, SJC é muito procurada como essa opção mais tranquila. Por isso resolvi dar analisada pra saber como anda o salário por aqui.

Escolhi 4 profissões que teoricamente são facilmente encontradas em todas as cidades de porte médio/grande, selecionei as cidades do interior de São Paulo com essa característica e com a ajuda do site Salariômetro, tabulei os resultados apresentados abaixo. Queria pesquisar em cidades de outros estados, como Uberlândia, Juiz de Fora, Maringá, etc, mas a pesquisa abrange apenas a média estadual de cada um deles)



(Clique na imagem para ampliar)


Sinceramente eu até que fiquei surpreso. Achava que pelo menos em Campinas e Jundiaí as ofertas seriam melhores. Claro que eu fiz questão de colocar a função de Metalúrgico só pra ter uma idéia dessa categoria, e sendo essa uma área mais forte por aqui, o salário tenderia a aumentar. Mas mesmo desconsiderando essa categoria, a média de São José continuaria sendo a melhor do interior. Eu estava pronto pra concluir que se dependesse do salário, outras cidades seriam mais interessantes, mas parece que caí do cavalo. Que bom. Tá certo que isso não é uma pesquisa com base científica e foi só uma pequena amostragem de um universo com centenas de outros cargos que podem até mudar esse panorama. Mas ja serve pelo menos como uma referência.

Posts relacionados: Empregos

Leia Mais >>

18 de mai. de 2010

Jardim Paulista ( Monte Castelo / Jd Augusta)

O Jardim Paulista e bairros adjacentes ficam na região central de São José, fazem "fronteira" com as regiões Leste e Sudeste da cidade e estão á um passo do centro. É uma região muito boa pra se morar devido a sua localização e estrutura de comércio e serviços. É facilmente acessado por diversas avenidas, pelo anel viário e pela via Dutra. Como possuem caracterísiticas parecidas e são muito próximos, achei que seria repetitivo criar um post para cada um dos bairros, apesar da importância que cada um possui. Falarei de todos aqui.

Clique em WIKIMAPIA para ampliar a visualização

O Monte Castelo é predominantemente residencial, com casas de classe média e baixa. A maior parte de sua extensão é plana com pequenos declives nas proximidades do centro. Possui pequena oferta de apartamentos  e está localizado entre as avenidas JK, P.A.Cabral, Fundo do Vale e Sebastião Gualberto.

No vizinho Jardim Paulista se concentra a maior parte do comércio da região, principalmente nas avenidas P.A. Cabral, Santos Dumont e Genásia Tarantino, com dois supermercados, lojas de vestuário, informática, lotérica, automotivos e agencias Bancárias (Bradesco e Caixa) e dos Correiros. Ali bem pertinho fica também a Prefeitura e a Câmara municipal. É no Jardim Paulista ainda que está situado o Estádio Martins Pereira, utilizado pelo São José E.C. em suas partidas nos campeonatos que disputa. Em dias de casa cheia, há um certo transtorno no trânsito ao redor do estádio, mas como o time não anda bem das pernas, isso tem sido algo raro de acontecer.

Na região do Jardim Augusta ficam o Batalhão da PM, o Terminal Rodoviário, uma unidade do Extra Hipermercados e o Center Vale Shopping. Possui um padrão residencial de classes B e C, e é margeado pela Via Dutra e Av Nelson Dávila.

Toda essa região é bem servida por vias que dão acesso a todas as regiões da cidade, o que é excelente para quem não quer problemas na hora de se deslocar para o trabalho. Para as zonas sul e oeste, basta utilizar o Anel Viário (que de "anel" não tem nada, já que é um imensa avenida que vai da região central ao extremo sul da cidade); para a Zona Norte, a Sebastião Gualberto; para a Sudeste, Inpe e Embraer, é só acessar a Av dos Astronautas pelo viaduto Bandeitantes, e para o Centro, basta "atravessar" o anel viário. Além disso conta com um grande diversidade de linhas de ônibus que seguem para tudo quanto é canto da cidade, inclusive cidades vizinhas.

 Praça do Jd Paulista
Fonte: www.panoramio.com - por Murilo Romeiro

No tocante à segurança, ha alguns pontos que merecem maior cuidado, como a região do Jd Jussara , próximo ao estádio, e alguns trechos do Monte Castelo. Não gosto de ficar apontando locais com esses problemas porque parece que as pessoas dali estão sendo rotuladas, quando na verdade sabemos que a maioria dos moradores desses locais são pessoas de bem e vivem até tranquilamente em seus lares. Mas a intenção do blog, como ja disse antes, é dar informações confiáveis aos seus leitores, e isso tem que ser feito com responsabilidade.

Mas é, sem dúvidas, um ótimo lugar pra se fixar.

Bairros da região: Jd Jussara, Vila Bandeirantes, vila Piratininga, Vila São Pedro, Vila São José, Vila Corinthinha, Jd Oswaldo Cruz,

Leia Mais >>

16 de mai. de 2010

Empregos

Quem pretende se mudar pra cá provavelmente deve se perguntar como é a questão do emprego na cidade (talvez com excessão de aposentados e autônomos). Por ser uma cidade instrializada e desenvolvida, espera-se que a oferta de quantidade e variedade de vagas seja satisfatória, e não da pra dizer que não seja assim por aqui. Mas ha também muita gente concorrendo a essas vagas e aí é aquela disputa acirrada entre dezenas de candidatos e um salário nem sempre esperado.

Passei pela corrida do emprego ha pouco tempo e posso dizer por experiência própria que está cada dia mais difícil ser chamado para uma simples entrevista. Nunca havia ficado mais que 4 meses sem trabalho, e na última aventura, foram 7 meses sem sequer participar de um processo seletivo. A idade (35 anos) talvez ja esteja entrando na conta, mas o número de vagas caiu também.

Onde estão as vagas

Grande parte das vagas estão concentradas na indústria. Os maiores empregadores desse setor são a Embraer, General Motors, Johnson e Petrobras. Ganhou força nos últimos anos as fornecedoras dessas indústrias, principalmente da Embraer, que geram outros tantos empregos. Por conta disso, o sindicato dos metalúrgicos de SJC é muito forte, e isso, de certa forma, acaba assustando a vinda de novas empresas por aqui (só pra constar sou a favor da presença dos sindicatos, desde que atuem de maneira honesta e benéfica aos seus afiliados). Por outro lado, no início dessa década a cidade perdeu empresas importantes, como Ericsson,  Kodak, Philips e Solectron, só pra citar as principais, causando preocupação e medo de uma debandada de empresas para outras regiões. Mas por hora, os empregos estão estáveis.



Um efeito colateral, especificamente no caso da Embraer, são as demissões em massa nas épocas de crise. Em 2009 a empresa colocou na rua 4000 funcionários de uma só vez, causando um grande desequilíbrio social e econômico, já que o impacto da demissão gera incerteza e medos e, por precaução, as pessoas param de gastar. Isso sem contar as demissões indiretas, que somados aos outros 4000, são novos e potenciais concorrentes dos que ja estão desempregados e a procura de uma nova ocupação.


O comércio é outro forte setor empregador no município e seu desempenho está muito ligado ao desempenho da indústria. Na cidade estão instaladas grandes empresas comerciais, como hipermercados, magazines e redes de lojas dos mais diversos ramos.

Ja na área pública, SJC não costuma oferecer grandes oportunidades. A maior empregadora é a prefeitura, mas são  raros os concursos para preenchimento de vagas. Outros opções que podem trazer alguma esperança de um emprgo estável  são a Petrobras, o CTA e o INPE, órgãos que empregam um bom número de trabalhadores e que as vezes abrem algumas oportunidades.

Agências de emprego em SJC

www.sjc.sp.gov.br/srt/patvagas.asp (vagas cadastradas na prefeitura)
www.uniaorhvale.com.br
www.atitudeempregos.com.br
www.maiorh.com.br
www.cosmosrh.com.br
www.contacto-rh.com.br
www.grupoofficer.com.br
Veja também: Salários

Leia Mais >>

12 de mai. de 2010

Jardim da Granja / Jd. Uirá

Jardim da Granja



É o bairro onde morei por cerca de 30 anos e, obviamente, é o que mais conheço. Me acostumei com as vantagens e desvantagens do lugar e poderia ser um ótimo bairro se não fosse o descaso das adminstrações municipais de todos os tempos. De toda forma, me sentia bem morando ali. O centro não é tão longe e as linhas de ônibus aumentaram após a licitação dos transportes. Forma junto com a região do Putim a zona sudeste, a menos populosa de todas as regiões.

O nome vem das antigas granjas instaladas na região, que também serviam de captadora de mãos de obras dos moradores locais. Por volta de meados dos anos 70 elas foram sendo desativadas, sendo a Granja Itambi a última a resistir. Ao mesmo tempo a Embraer, instalada próximo dali, se desenvolvia e começava um ciclo de contratações que atraia novos moradores.


Avenida dos Astronautas

Dessa forma o bairro foi se formando, caracterizando-se como estritamente residencial e predominantemente de baixa renda. Nos anos 80 era considerado um dos mais violentos da cidade, mas foi perdendo a fama com o passar do tempo. Outros bairros foram se formando nas proximidades a partir da via Dutra e entre duas grandes áreas inabitáveis: ao leste, a Refinaria da Petrobras; a oeste, o CTA, INPE e Embraer. Essa localização isolou a região, que apesar de estar relativamente próxima à região Central, não possuia ligações com outros bairros. Isso sempre foi um problema, principalmente nos horários de pico, quando um grande volume de carros e ônibus levando embora os funcionários do INPE e da EMBRAER e mais o trânsito local congestionavam toda a extensaõ da Av. dos Astronautas. Isse problema foi aliviado com a recente construção de um novo viaduto sobre a Dutra. Outra opção é sair em direção à rod dos Tamoios, passando pelo Putim. Ha projetos de uma nova avenida passando ao lado do Córrego Cambuí, mas essa é uma história tão antiga quanto a do metrô de superfície... rsrsrsr.

O Jardim da Granja é um bairro com pouca estrutura de serviços, tipicamente de periferia. Não possui bancos e o comércio é estritamente local. Possui um posto de saúde, duas escolas públicas, uma quadra poliesportiva, um centro comunitério e só. Muito pouco para um bairro de 8000 habitantes com população predominante de classe C e D. A oferta de imóveis na região é pequena e o preço é um pouco alto para o padrão dos imóveis oferecidos, talvez em função da proximidade de das empresas e institutos mencionados acima. Novos empreendimentos estão surgindo próximo ao bairro Jd Flamboyant, que está ha 500 metros da portaria da Embraer e os imóveis tem sido bem disputados. A Avenida dos Astronautas é a principal (única, na verdade) rota de fuga da população e se estende da Dutra até a Embraer (com nome de Av.Faria Lima no final).

Jd Uirá

Praça do Jardim Uirá

Bairro um pouco mais novo que o Jardim da Granja e com casas de melhor padrão, o Uirá possui as mesmas caracterísiticas estruturais do irmão mais velho. É um bom bairro, com ruas mais largas e arborizadas, mas ainda dependentente de alguma estrutura do vizinho. Ali próximo, entre o Uirá e o Resid. S. Francisco está começando a nascer uma favelinha, sem nenhum controle das autoridades. Mais acima o oposto: Um condomínio de classe média que em breve terá outro condomínio vizinho com o mesmo padrão.

Bairros da região: Vila São Benedito, Cambuí, Jd Souto, Pq Santa Rita, Res. São Francisco, Chácaras São José, Vila Menino Jesus, Jd Colorado, Pq. Martins Cererê, Flamboyant, Res. Bel Park.

Leia Mais >>

10 de mai. de 2010

Saneamento básico

No final da última semana o jornal O Vale (www.ovale.com.br) publicou uma notícia tratando do saneamento básico de SJC e mencionando um estudo feito pelo Trata Brasil (www.tratabrasil.org.br ) onde foi elaborado um ranking com as 81 maiores cidades do país, classificando-as de acordo com a estrutura de saneamento básico implantadas.

Dizer que a 19ª colocação está de bom tamanho e que houve uma melhoria desde a última avaliação não chega a ser algo muito animador. No ano passado, por sinal, o pessoal do CQC da Band esteve aqui denunciando justamente este problema (um despejo de esgoto irregular, sem tratamento, próximo a uma área residencial). Nos vídeos abaixo, a íntegra das reportagens (eu tava louco pra postar um vídeo nesse blog.. rsrsrs)





(Detalhe: O Córrego do vidoca fica entre as Zonas Sul e Oeste e o local do despejo mostrado na reportagem fica próximo ao Shopping Colinas, uma das áreas mais valorizadas da cidade. É um problema pontual, mas é um problema.)

As primeiras palavras do Rafinha sintetizam o contraste entre a evolução e o atraso dentro do mesmo município. SJC tem 1/20 do tamanho de São Paulo e o saneamento básico é administrado pela mesma Sabesp. Lógico que deveria ser muito mais fácil administrar essa questão aqui do que na Capital. No ranking, no entanto, estamos apenas 3 posições a frente da maior cidade do país.


Baixe o estudo e o ranking completos aqui

Infelizmente o estudo e a reportagem não mencionam os pontos críticos desse problema na cidade. Mas é muito provável que os bairros mais distantes sejam os menos estruturados. Também acredito que a área do Pinheirinho, por ser uma invasão irregular e desprovido de qualquer infraestrutura seja o responsável por boa parte dos índices negativos sobre a questão.

De qualquer forma, o ranking é útil para comparações entre cidades de portes parecidos. Posso garantir que esse não é um problema crônico por aqui, mas eu prefiro mostrar que nem tudo são flores ao invés de ficar tentando pintar uma paisagem perfeita e jogar o lixo pra debaixo do tapete. Até porque, fazendo isso eu estaria colaborando para que as autoridades não se preocupassem com o problema.

Leia Mais >>

7 de mai. de 2010

Jd. das Indústrias / Jd. Alvorada

Jd das industrias


(Clique em WIKIMAPIA para ampliar a visualização)

Localizado na Zona Oeste, ás margens da Via Dutra na altura da Johnson e Johnson, é um bairro com perfil residencial de classe B, com predominância de casas, mas apresentando uma crescente tendência de verticalização das moradiras. Me parece um bairro bem tranquilo pra se viver, com o porém de ser um pouco mais caro. Mas a facilidade de acesso pela via Dutra e pela Av. Cassiano Ricardo (até o centro), além de uma ligação facilitada á zona Sul faz o bairro ser muito procurado por novos moradores. Está próximo ainda do Jardim Aquárius e do Shopping Colinas.

Possui um boa estrutura de serviços, que vem aumentando visivelmente nos últimos anos com a instalação de grandes lojas, como a Telhanorte, Sam's Club, Gamaia e com a proximidade do Carrefour. Nas suas principais vias (Av. João Batista S.Q. Junior e Cassiano Ricardo) estão instalados vários pontos comerciais e pequenas empresas que dão força a economia do bairro. Possui ainda (poucos, mas) bons restaurantes. É servido por quatro linhas de ônibus com boa frequência de horários. Pra quem precisa trabalhar em São Paulo e depende de ônibus fretado, o Posto da Gruta, ao lado da Dutra é o ponto de concentração de transbordo dos passageiros que chegam de todas a regiões de São José. Está ainda ha poucos minutos de carro das principais universidades da cidade: UNIP (via Dutra), UNIVAP (Urbanova) e Anhanguera (Morumbi).











Jd. Alvorada

É um bairro colado no Jardim das Indústrias e que possui as mesmas características descritas acima. Está mais próximo da Cassiano Ricardo e concentra mais empresas que no Jd das Indústrias.

Leia Mais >>

6 de mai. de 2010

Santana



(Clique em WIKIMAPIA para ampliar a visualização)

O bairro de Santana, na Zona Norte, é um dos mais antigos e tradicionais de SJC. Predominantemente residencial de classe C, é tratado carinhosamente como o mais mineiro da cidade. Foi por muito tempo a porta de entrada dos migrantes que chegavam de Minas Gerais para tentar a vida em São José e por ali mesmo ficavam. Com isso o bairro ganhou ares de cidadezinha do interior e até hoje carrega esses traços em suas ruas e praças. Anualmente é realizada ali a Festa do Mineiro, com shows e comidas típicas.

Igreja matriz de Santana


Santana está localizado entre a linha férrea  e o rio Paraíba do Sul e fica ha 5 minutos do centro. Suas duas principais avenidas, Princesa Isabel e Rui Barbosa, concentram a maioria dos pontos de comércio do bairro que atendem apenas as necessidades básicas. No bairro funcionou por muito tempo a fábrica da Rhodia, que  através das suas chaminés, exalava um cheiro horrível em toda região. A fábrica foi desativada e outra tomou seu lugar, sem o problema do mal cheiro.

A estrutura do bairro é satisfatória. Além da proximidade com o centro, possui uma agência bancária, hospital, uma unidade do Senac, supermercado e o Parque da Cidade, que além de ser o maior de São José, concentra várias atrações como festas populares e shows. Não ha problemas graves de segurança na região e existem várias opções de linhas de ônibus para outros bairros.


Parque da Cidade

Nos últimos 10 anos, com a criação do Parque da Cidade, alguns condomínios foram levantados em seu entorno, o que valorizou consideravelmente os imóveis do bairro. Uma nova avenida, a Via Norte, está em fase final de construção para desafunilar o trânsito para quem vai ou volta do centro, o que também deve influenciar no valor dos imóveis. Dica: A região que fica à margem direita da Av. Princesa Isabel (Jardim Jaci, Vila Cristina), após o Parque da Cidade, costuma sofrer com a fumaça da queima da turfa nos dias mais secos. A turfa é um composto orgânico comum nas áreas de várzea dessa região e entra em combustão, causando, algumas vezes, uma concentração de fumaça que prejudica principalmente quem tem problemas respiratórios.

Bairros conjugados: Vila Rossi, Vila César, Vila Cristina, Jardim Jaci, Vila Machado

Leia Mais >>

5 de mai. de 2010

Centro

Antes de falar sobre o centro de São José, é bom esclarecer que adminstrativamente a região central engloba alguns outros bairros, além do centro propriamente dito, que possuem caracterísiticas diferentes e serão tratados aqui em outros posts.


(clique em WIKIMAPIA para ampliar a visualização)

O centro de SJC é predominantemente comercial, com poucos edifícios e a maioria da ruas mais estreitas do que deveriam, ja que foram planejadas no final do século 19. Aquilo que se chama de CENTRO, de verdade, está situado dentro do quadrilátero formado pelas Av. João Guilhermino, São José/Madre Teresa, Siqueira Campos e Antonio Sais/Francisco Rafael. Costumeiramente outros pontos fora dessa área também são  chamados de "centro" devido a proximidade ou por pertencerem á bairros pouco difundidos (pergunte se alguém conhece o Jardim Aparecida, por exemplo).

As avenidas São José e Madre Teresa (uma é continuação da outra) margeiam aquele que é o principal cartão postal da cidade e que dá uma característica única ao município: o BANHADO. Trata-de de uma extensa planície que parece um grande lago vazio e se estende até a região do Rio Paraíba, misturando-se com a paisagem da Serra da Mantiqueira, proporcionando nos fins de tarde, um espetacular por do sol.

 Banhado (www.sjc.sp.gov.br)

Alguns edifícios residenciais e as poucas casas que resistiram á invasão do comércio são opções relativamente caras para se morar. Como em outras cidades, o centro de SJC apresenta alguns problemas de segurança, principalmente durante a noite, como usuários de drogas e prostituição. As ruas Vilaça, Humaitá e a extensão da Nelson Dávila desde a Via Dutra até o Centro são os pontos mais críticos. Outro ponto a ser evitado a noite é a Praça Afonso Pena. Normalmente há pouco movimento de pessoas nessas ruas, o que é um risco pra quem precisa chegar em casa em horas mais avançadas. As últimas adminstrações vêm tentando revitalizar o centro e torná-lo mais seguro, com instalações de câmeras e lacração de imóveis vazios. A situação ja melhorou bastante, mas o risco ainda existe nesses locais e é sempre bom ficar atento.

Durante o dia, o movimento se concentra na região da rua Sete de Setembro, o popular Calçadão. Nessa região é difícil estacionar nas ruas próximas, porém os estacionamentos particulares são opções baratas e seguras (R$2,00 por hora, no máximo). Mas em vésperas de datas festivas eles não dão conta. No início do Calcadão fica o Mercado Municipal (Mercadão), com produtos típicos de outros mercadões da vida (produtos agropecuários, carne, peixes, etc). Vale uma passadinha pra comer "dois pastel e um chopps".


Sites: www.cacadaosjc.com.br

Leia Mais >>

3 de mai. de 2010

Segurança

A divulgação recente dos números da violência no estado de São Paulo é um ótimo gancho pra gente tratar do assunto nesse espaço. Aliás, na minha opinião, essa é a questão que mais influencia na escolha de um lugar pra se morar. Poder criar seus filhos, dormir tranquilo e sair de casa a qualquer hora sem tem que ficar paranóico com o medo de ser assaltado ou sequestrado a qualquer momento é até uma questão de cuidado com a própria saúde. Eu dificilmente me mudaria para o Rio de Janeiro, por exemplo. Lá a coisa é feia!!!

Mas os únicos lugares totalmente livres da violência talvez sejam aqueles "inabitáveis" por falta de infra-estrutura, emprego, saúde e outras coisas que a gente também valoriza (apesar de que, se tivesse com a conta do banco suficienteme resolvida, meu sonho era mudar pra um sítio em Minas Gerais e por ali ficar). O negócio enão é encontrar um meio termo que dê, pelo menos, uma certa tranquilidade.

Morei em São José dos Campos desde os 5 anos de idade e posso dizer que a violência por lá ja foi muito pior. Na minha infância e adolescência morei num bairro que era um dos mais violentos da cidade. Era comum ouvir tiros a noite, mas nunca tive o trauma de presenciar um defunto na calçada vítima desses confrontos. Hoje o bairro é bem mais tranquilo e já perdeu a fama de mais violento para outras regiões.

No entanto, apesar da queda nos números da violência, as notícias não são tão boas (quando se trata de violência, nunca são). O Vale do Paraíba foi classificado como a região mais violenta do estado nesse início de 2010. A cidade mais violenta foi Taubaté (número surpreendente para uma cidade sem favelas e com metade da população de São José). São José dos Campos ficou em segundo lugar em números absolutos de homicídios, mas em número proporcional ao de habitantes tem números melhores que o de Jacareí e das cidades do Litoral Norte. De qualquer forma os números não são tão ruins assim em comparação com os demais municípios do estado com mais de 100 mil habitantes. Em reportagem publicada agora ha pouco, a Folha de São Paulo compilou todos os dados e montou um infográfico com a classificação geral. O número de homicídios em 2010 ficou assim:


(Clique na imagem para ampliar )
 


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u729286.shtml
Data 03/05/2010

Independente dos números, SJC possui seus bolsões de violência . Como acontece na maioria das vezes, a maioria dos crimes ocorre nos bairros da periferia, lugares onde a presença da polícia é quase nula. Na região central e em bairros mais próximos posso dizer que é bem tranquilo e que, apesar do risco, dá pra viver com segurança (no centro existem problemas pontuais). A regra, para isso, é a mesma para qualquer cidade grande: não baixar a guarda, trancar as portas, evitar lugares ermos a noite e muita atenção quando sair do banco com dinheiro.


Sobre os bairros mais perigosos, cito o Jardim São José 2 , apelidado de Cidade de Deus por conta da guerra do tráfico , Dom Pedro (1 e 2) e Pinheirinho. Ha casos isolados em outros bairros, mas  aí eu teria que mencionar uns vinte bairros. Nos anos 90 o terror da cidade era o Campo dos Alemães, com fama de violento até nas cidades vizinhas. Mas a prefeitura deu uma repaginada na região, colocou polícia, e aos poucos essa fama foi se dissipando. Em 80 era o Jardim da Granja, onde eu morava. E mesmo sem grandes investimentos, o bairro também foi ficando mais calmo.

Enfim, SJC não é um paraíso mas também não vive uma epidemia de violência. Nunca fui assaltado por aqui e a gente sente nas conversas com conhecidos que essa não é uma grande preocupação, diferente do que ouvia quando morava em São Paulo, por exemplo. A cidade, no geral, é  bem policiada, o que passa uma certa segurança. O número de câmeras de vigilância cresce a cada dia, principalmente na região central, o que auxilia a polícia na repressão de crimes. Na hora de escolher onde morar é bom se informar com a vizinhança e com a imobiliária sobre esse assunto.

Leia Mais >>

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO